Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Um pouco de Mim!



Sou o Professor Gilmar, atuo como professor do Ensino Fundamental na Escola Municipal de 1º e 2º Graus Natalino de Oliveira Lima aqui em Lagoa Real.
Sou cristão católico e procure pautar a minha vida nos valores evangélicos. Como cristão, atuo na coordenação do Conselho Pastoral Comunitário (CPC), na vice coordenação do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e participo de diversas pastorais na minha Paróquia e em minha Diocese.
Sou pedagogo, pós-graduado em Tecnologia em Educação pela PUC-Rio, pós-graduado em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial Inclusiva pela FACIG e atualmente estou me especializando em Política na PUC-RIO através do Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Câmara de Brasília.
A minha militância cristã iniciada ainda criança tem me levado a questionar a situação política atual, especificamente aqui em nosso município. Questionamentos estes que me motivaram a ingressar na política partidária em 2003, me filiando no extinto PFL e posteriormente DEM.
Em junho de 2011, por não concordar com a política neoliberal assumida pelo DEM solicitei a minha desfiliação e me filiei no Partido Verde.
Resolvi me candidatar para concorrer a uma vaga para o Legislativo Municipal de Lagoa Real o que, com muito sacrifício, tentei fazer uma campanha diferente, baseada na honestidade, na ética e nos valores cristãos. Não prometi nada, não dei nada em troca da confiança e do voto das pessoas. Tinha em mente que é preferível não ser eleito do que me eleger comprando voto e fazendo promessas enganosas.
Infelizmente, não consegui os votos suficientes para ser eleito, mais estou certo de que fiz o melhor que pude e continuarei lutando por uma sociedade melhor.

Durante este período de campanha e, mais especificamente nos últimos dias, tenho recebido inúmeras críticas por ter trilhado este caminho. O que mais me preocupa é a ignorância de muitos que se dizem cristãos e andam por aí blasfemando e difamando aqueles que pensam diferente, que fazem escolhas diferentes.
Aqueles que dizem que a Igreja está metendo-se na política, “porque este terreno não é dela”. Acham que a Igreja não tem nada a ver com a política. E que o cristão não pode se envolver com Política. Será que isto é verdade? O que eles estão querendo esconder com estas afirmações?
 Lamento muito tal situação!
Uma coisa é política (com P maiúsculo): é a maneira de organizar a sociedade, é o bem comum, o bem de toda comunidade. Sendo assim, todo mundo se envolve na política: ou exigindo melhorias para o seu bairro, para sua classe ou até mesmo não se mexendo, deixando as coisas como estão (aí quem está no poder se aproveita e faz tudo como quer). Os lavradores fazem política quando batalham pela reforma agrária; os estudantes fazem política quando exigem que os professores cheguem na hora e ensinem com dedicação; os trabalhadores fazem política quando lutam por melhores salários; a Igreja faz política quando se coloca a favor dos empobrecidos e explorados. É claro que todo mundo faz política!
Outra coisa é política partidária: é alguém se filiar a um determinado partido e trabalhar por uma legenda partidária, como candidato ou filiado. A Igreja pede que os cristãos leigos entrem nesta política partidária para lutar por uma sociedade nova onde todos possam viver dignamente como filhos de Deus e irmãos. É por acreditar neste ideal que ingressei nesta luta!
Outra coisa é politicagem: é a política individualista, do clientelismo e interesseira de um candidato ou de um partido que faz leis para se beneficiar; que cria salários de “marajás” para quem está no poder e salários de fome para os trabalhadores; que cria planos para eleger os seus candidatos, que deixa a população com fome e desempregada; que engana o povo com promessas impossíveis; que busca apenas os interesses de uma minoria que está no poder. O cristão que diz não gostar de política mais anda fazendo politicagem, caluniando, difamando e perseguindo o seu semelhante. É possível ser cristão assim? ÑAO! Cristão respeita o outro, a opinião do outro, a decisão do outro. Cristão de verdade não difama, não calunia, não persegue, não levanta falso... Cristão de verdade ama, valoriza, respeita, cuida, zela, aceita o outro mesmo quando o outro pensa diferente que ele, faz escolhas diferentes.
O verdadeiro cristão não pode ficar por fora da política, porque ele vive no meio deste mundo, com mil e um problemas. E o cristão deve ser sal da terra e luz do mundo. Ou seja, deve ajudar a mudar o que está errado. Deve criar uma sociedade transformada. Política é um meio de transformação da sociedade. Como somos cristãos, vamos olhar a política com os olhos de Jesus. Como cristãos não podemos ficar alheiros à política. Se ficarmos por fora, apoiamos quem está no poder só atrapalhando. Como podemos participar efetivamente? Devemos votar bem, escolhendo pessoas que consigam defender os interesses da maioria empobrecida e necessitada. Tudo isto alimentados pela fé em Jesus Cristo.
Aproveito para dizer, mais uma vez que os 308 votos depositados à minha pessoa foi por aqueles e aquelas que me conhecem, acreditam em mim , sabem que sou capas de colaborar com a construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna. Foram 308 votos conquistados honestamente. Sem comprar e sem prometer nada mais do que lutar, com o povo e pelo povo, por uma Lagoa Real livre, pela participação popular na Câmara Municipal, pela vez e voz do Povo no Legislativo lagoarealense.
Aqueles que pesam diferente de mim, que me criticam, não compreendem, tentam denegrir a minha pessoa, especialmente os que, comigo comungam da mesma fé – minhas orações, meu carinho e meu respeito.
Avante! Um dia, num futuro breve, espero que tenhamos uma Lagoa Real livre da tirania do poder e daqueles que se elegem à base da compra ou da troca de favores. Sei que muitos do que foram eleitos no último pleito, conquistaram a vitória com ética e honestidade e é nestes que deposito a minha confiança e que, certamente irão dar o melhor de sí por esta terra.
 Afetuoso abraço,
Professor GILMAR.

lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.