Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Caetité sedia Seminário Regional sobre Plano Municipal de Educação

O Evento aconteceu no Auditório do Campus VI da UNEB de Caetité na manhã do último sábado (17 de agosto) contando com a presença do Deputado Federal Waldenor, Deputado Estadual Zé Raimundo, do palestrante e Professor João Monlevade, Secretários Municipais de Educação de diversos municípios da Região, Educadores, do Prefeito de Guajeru Gil Rocha e de Ibiassucê Neto e vice prefeitos de diversas cidades para juntos discutirem sobre o PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
O Professor e palestrante João Monlevade falou sobre a história da Educação no Brasil e da triste realidade em que nosso País ainda está, pelo alto índice de analfabetismo e pela falta de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade.
João Monlevade chamou a atenção dos educadores e lideranças presentes para entenderem as dez etapas previstas para o processo de elaboração do Planos Municipal de Educação, destacando:
1. Constituição do Fórum Municipal de Educação e do Grupo Executivo;
2. Capacitação técnico-política dos membros do Fórum;
3. Sensibilização da sociedade e da comunidade educativa;
4. Diagnóstico do Município, de suas demandas por educação, dos desafios quantitativos e qualitativos da oferta e da disponibilidade de recursos;
5. Reflexão política e técnica sobre diretrizes, metas e estratégias;
6. Decisões sobre metas, estratégias e ações: Cronograma;
7. Interface com recursos financeiros: PPA, LOA e percentual do PIB;
8. Redação do Projeto de Lei do PME;
9. Tramitação e Aprovação na Câmara Municipal;
10. Acompanhamento e Avaliação do PME e suas relações com o PNE e PEE.
O Seminário foi um momento muito importante por oportunizar a educadores e gestores públicos uma profunda reflexão sobre a importância e a necessidade de elaborar o Plano Municipal de Educação em cada Município ou fazer sua revisão, buscando pautar por políticas públicas que ofereça condições de trabalho e ensino de qualidade e gratuito a todos.
Monlevade falou ainda da importância de envolver toda comunidade escolar na elaboração do PME. Lembrou que a missão do Fórum no município é manter viva a atenção e o engajamento da população e da comunidade educacional para o alcance gradativo das metas do PME. 'É uma questão de fomentar o "estado de espírito", a sensação de que a educação, mais que uma soma de processos, é um projeto, um conjunto de pontos de chegada, integrados ao projeto maior de desenvolvimento do Município, de realização das pessoas e de avanço do Estado e do Pais', salientou.


Dep. Zé Raimundo,  Dep. Waldenor e Prof. João Monlevade.


lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.