Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Uma Aventura...

...Visita à "Casa de Pedras"

Olá! Paz!!!
"Casa de Pedras".
Quero compartilhar com Você internauta um pouco da aventura que revivi nesta segunda feira (28) Dia do Funcionário Público. Em breve visita aos meus Pais, na Fazenda Lameirão de Cima divisa dos municípios de Palmas de Monte Alto e Guanambí, pude me aventurar mais uma vez no "Gerais" como é chamada a região que fica logo atrás da Serra Geral. É uma caminhada longa e cansativa. É preciso escalar a serra e caminhar vários quilômetros mata adentro até chegar às margens de um rio onde foi construída a "Casa de Pedras". 
Por aqui já estive inúmeras vezes, pois desde quando tinha sete anos comecei a trilhar por estas terras em busca de frutos silvestres que são abundantes em determinadas épocas do ano. 
Conta a história que esta construção foi erguida a mando do Senhor Francisco Pereira de Barros (Pereirinha), um português que em 1742 mandou erguer uma Capela em honra a Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens no local onde atualmente fica a sede do município de Palmas de Monte Alto.
Igreja N. S. Mãe de Deus e dos Homens.
Segundo relatos de pessoas mais antigas da região, o Senhor Pereirinha era um homem de muito prestígio na Corte Portuguesa e herdou um vasto território. Era senhor de escravos e quando estava próximo a morrer mandou construir esta fortaleza afim da guardar seus tesouros. Porém, não foi possível conclui a construção. Conforme se pode ver nas imagens a seguir, algumas paredes  erguidas com imensos blocos de pedras maciças não foram concluídas. Mais é possível perceber que a construção era constituída de vários salões voltados para as margens do riacho que corre logo ao lado da monumental construção.
Conta-se que o Sr. Pereirinha antes de morrer enterrou em uma das salas boa parte de seus tesouros. O que é motivo de cobiça e especulação de muitos moradores da região. Verdade ou não, uma pergunta paira no ar: Qual o objetivo de construir uma "Casa de Pedras" em um local tão distante da cidade e de tão difícil acesso? Como foi possível erguer tamanhos blocos de pedras para edificar as paredes?
Estas respostas ainda não foram descobertas mais a beleza desta magnífico monumento continua a desafiar as intempéries do tempo e a encantar todos os que tem o privilégio e a coragem para enfrentar os desafios e riscos da viagem e admirar esta beleza mais que encantadora e secular.

Confira algumas imagens e convido Você a visitar comigo este belíssimo lugar!!!





Abaixo desta pedra estaria guardado o "Tesouro" de Pereirinha?


Aqui é possível observar três repartições.












Um das entradas da "Casa".


Aqui pode ver duas entradas da "Casa".




Rio que passa ao lado da "Casa" porém, sem água devido à grande seca.







lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.