Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Igreja Católica de Lagoa Real Celebra Via Sacra pelas ruas da Cidade

Numerosa multidão de fiéis lotou a Igreja Matriz de Lagoa Real na noite desta sexta feira santa para participarem da Via Sacra. A Celebração teve início na Matriz, com a participação do Revmo. Pe. Sandro que falou da importância desta caminhada de fé e oração. Em seguida, os fiéis lotaram as principais ruas da cidade em uma profunda demonstração de fé e religiosidade, meditando os mistérios da paixão do Senhor, que por amor à humanidade foi pregado em uma Cruz.
O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
 Desde os primórdios do Cristianismo, os fiéis dedicaram profunda veneração aos lugares santificados pela vida, a morte e a glorificação do Senhor Jesus. De longínquas regiões afluíam à Palestina, a fim de lá orar, deixando-nos, em consequência, suas narrativas de viagem, das quais as mais importantes na antiguidade são a de Etéria e a do peregrino de Bordéus (séc. IV). Voltando às suas pátrias, esses peregrinos não raro procuravam reproduzir, por meio de quadros ou pequenos monumentos, os veneráveis locais que haviam visitado.

Neste ano a caminhada teve um novo percurso, passando por quase toda a cidade e favorecendo uma maior e melhor reflexão sobre os passos de JESUS rumo ao Calvário.

Fotos: MARCELO ALVES.








lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.