Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Padre Osvaldino Barbosa toma posse na Paróquia de Santo Antônio em Condeúba

Pe. Dino, Prof. Gilmar Santos e Geovar Chaves.
Neste sábado (28) o Reverendíssimo Pe. Osvaldino Alves Barbosa tomou posse como pároco da Paróquia Santo Antônio em Condeúba. Simplicidade, emoção e fé marcaram a celebração de acolhida do novo vigário.
Depois de um período sabático em Belo Horizonte o Pe. Dino, como é carinhosamente chamado, assume sua nva missão junto ao Povo de DEUS de Condeúba.
Confira aqui a sua mensagem, por ocasião de sua posse:

"DISCURSO DE POSSE EM CONDEÚBA - 28.06.2014
SER PADRE = AMAR + SERVIR
Caro Dom Ricardo, 1º responsável pela Igreja de Deus que está em Caetité;
Caros irmãos do Colegiado Presbiteral, 
Membros da Família Missionária da Redenção: Eunice, Jaqueline e Giovana,
Sr. Prefeito Municipal José Augusto Ribeiro e esposa e demais autoridades.
Meus Caríssimos Irmãos e Irmãs na Fé,

Até aqui, o Senhor nos trouxe. E aquele que nos trouxe até aqui não nos abandonará nunca.
Estou vindo de um período de vida que eu pedi a Deus para assumir a vida que Deus quer. Seja como for, tudo concorre “ad maiorem Dei gloriam”.
A partir de hoje entro e começo a caminhar com vocês, por um tempo. Provavelmente, sairei e vocês continuarão. Padre vem, padre vai, a Igreja continua e o povo de Deus faz o seu caminho. Isto é bom frisar para lembrar a vocês fiéis, povo de Deus, que formam a Igreja, pelo Batismo, a vossa importância. O Padre é um irmão que anima e preside a vida da comunidade em sintonia com o presbitério. Há pouco era Pe. Giuliano, agora sou eu e depois será outro.
Tudo passa: a vida passa, as ilusões passam, os ideais mudam, as ideias burguesas morrem, o poder passa. Tudo passa, só não o amor de Deus por nós.
Não compactuo com as injustiças e exploração dos pobres. A mentira me faz sofrer. Não incentivo falsa religião, ou religião de rótulo. Não promovo a hipocrisia na Igreja. Incomodam-me os planos de aparências.
Sei que essa paróquia tem uma história de 163 anos; que contou com grandes vigários, lembrados pela oratória, a exemplo de Pe. Belarmino Silvestre Torres, Cônego João Gualberto de Magalhães, Mons. Waldemar Moreira da Cunha, Dom Homero Leite Meira, que há pouco nos deixou e foi morar no céu, Pe. Giuliano que muito contribui com esta Igreja com sua cultura e amor aos pobres, entre outros. Mas sei que, por trás da oratória e do conhecimento são lembrados, sobretudo, pelo desprendimento e dedicação à causa do Reino de Deus, do Evangelho de Jesus.
Entro no mesmo caminho. Vamos pouco a pouco nos conhecer. Gosto de boas e sinceras amizades. Iremos ver quais pastorais existem e como estão as comunidades.
Dentro do Projeto Diocesano de Evangelização que promove uma Igreja cada vez mais discípula e missionária, este ano com a ajuda do evangelista Mc, somos convidados a aprofundar nosso conhecimento e seguimento da pessoa de Jesus. As ações propostas são: revitalização dos Círculos Bíblicos e continuar a formação dos Ministros da Palavra. Depois tem os enfoques e ações dos dois anos seguintes. Para as propostas deste ano, a esta altura, vocês já devem ter feito alguma ação.
Não vamos perder tempo com aquilo que não quer andar, mas não temos como não empenhar todas as nossas energias: 1) na Palavra (catequese em todas as suas etapas e nos círculos bíblicos); 2) na Liturgia (celebrações dos sacramentos, especialmente Eucaristia) como lugar da experiência do sagrado que fortalece a caminhada de fé; e 3) na Caridade, pois neste mundo de pós-modernidade, as pessoas perderam o interesse pelas ideologias e só reagem diante do impacto do testemunho. Sem o testemunho de uma vida cristã séria e consequente o Evangelho se transformará em uma ideologia a mais; terá perdido todo o seu sabor. Jesus nos advertiu o que acontecerá com o sal que perdeu o seu sabor (Cf. Mt 5,13). A minha vinda para Condeúba encaixa bem o texto da pagã Cananéia, de origem sírio fenícia que lembra a Jesus que também os cachorrinhos comem as sobras da mesa dos donos (Cf. Mc 7,24-29).
Agradeço ao Pe. Manoel Queiroz que preparou tudo para minha chegada, aos padres e a todos vocês que vieram. Aos padres do zonal, depois combinaremos como será nossa parceria. As consagradas da Família Missionária da Redenção o pedido de apoio e o compromisso de que seremos uma equipe pastoral unida para o bem do povo de Deus. Obrigado aos que fazem a Rádio Liberdade FM, na pessoa do seu diretor Reginaldo Santos, ao Locutor Francisco que viabilizou a retransmissão da missa de posse e ao técnico e locutor Gilmar.
Aos Condeubenses: vamos fazer desta cidade um lugar cada vez mais humano, justo, fraterno e solidário. Um lugar em que a presença de Deus é sentida e vivida. Tragam suas crianças, seus adolescentes e idosos para as celebrações, para Igreja. Convidem seus vizinhos e amigos e vamos juntos caminhar de mãos dadas rumo a um mundo melhor".

Pe. Osvaldino Alves Barbosa.

lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.