Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

AS RAÍZES DA CORRUPÇÃO

Não resta duvida de que as raízes da corrupção brasileira estão fincadas no processo de formação da nossa nação. O qual foi centrado no colonialismo associado ao catolicismo. Além destes o escravagismo e o coronelismo contribuiu e muito neste processo, já que ambos cercearam a classe trabalhadora do acesso à propriedade, ao capital e principalmente à educação que resulta na nossa falta de civilidade e de cidadania, tornando nos alheio a aquilo que é publico que é coletivo. Este é o vetor da corrupção, já que, quando a sociedade não se interessam, não valoriza aquilo que pertence a todos, fica fácil para os espertalhões apoderar do capital e bens públicos, já que não há reclame nem contestação. O catolicismo tem sua parcela de contribuição neste processo, já que cultua a humildade (miséria, fraqueza), a mansidão e aceitação.

 Outra coisa marcante na nossa cultura é a subserviência, leniência, conivência com o errado, um exemplo disto é que votamos em políticos corruptos e incompetentes mesmo tendo pleno conhecimento. Quantas vezes calamos diante de um delito publico cometido por alguém próximo, apenas para evitar um mal estar, ou para protegê-lo? Quem nunca ofereceu uma gorjeta para furar a fila, para ser aprovado em determinada avaliações, especialmente na requisição da CNH e etc.? Quem nunca colou na escola? Isto è fraude è corrupção.
 Este nosso desprendimento e desapreço pela a coisa pública, faz com que até mesmo pessoas responsáveis e corretas com compromissos privados, quando passa ater compromisso publico, começa a se sentir estimulado, convidado a apoderar deste bem público, já que  o povo o vê  como se fosse  de quem chegar primeiro, tal como um fruto silvestre que se colhe no campo. Outro exemplo é que nas nossas casas o lixo é jogado na lixeira, as nossas necessidades fisiológicas é feitas no local adequado, porém quando estamos num espaço público não temos a mesma preocupação, o mesmo cuidado, pois, o lixo, jogamos no chão, as nossas necessidades fisiológicas são feita em qualquer lugar.
 A civilidade dos turistas japoneses nos estádios da copa mostrados pela mídia, nos causa espanto e às vezes achamos que aquele comportamento é por que eles da noite para o dia resolveram ser civilizados. Muito pelo contrário, aquele gesto, aquele comportamento é fruto de uma cultura milenar diferenciada que sempre foi centrada em outros costumes e valores.
 Dado o arraigamento desta nossa cultura e o empenho da elite para que não seja quebrada, por mais que se tente, dificilmente tão logo significativas mudanças serão  alcançadas. Já que de um lado estão os poderosos havidos para se locupletar com o patrimônio que é publico, do outro esta o povão sem civilidade, sem cidadania subserviente e conivente. Porem esta corrupção é crônica, e generalizada também por conta dessa nossa condição. Os políticos não são os únicos culpados, o povo também tem seu grau sua parcela de culpa.
Hoje o que mais me inquieta é a indisposição da mídia em debater o Brasil verdadeiro, tal como se deu e se da, Já que a mesma é o maior instrumente formador de opinião, consequentemente de transformação social. Mas a verdade é que esta classe que detém o poder e a mídia, quer que tudo continuem como está.

Ass. Caxião – Lagoa Real – 03-07-14
lagoarealnews

lagoarealnews

Um comentário:

Paulo disse...

ENTÃO , COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, TODOS SÃO CORRUPTOS. TIRANDO OS NÃO CORRUPTOS DO ROLO, NÃO VAMOS CRUCIFICAR OS CORRUPTOS , ATÉ PORQUE AS PRISÕES NÃO CABERIAM...RSRS

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.