Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

ENCONTRO DIOCESANO DAS CEBs DIOCESE DE CAETITÉ-BA

http://cebsdecaetite.blogspot.com.br/
RELATÓRIO DO ENCONTRO DIOCESANO DAS CEBs DIOCESE DE CAETITÉ-BA

Na tarde ensolarada do dia 29 de agosto de 2014, no CTL de Caetité deu início ao Encontro Diocesano das CEBs, com a presença de 26 Paróquias e 66 participantes. Com o início às 14h e acolhida feita pela Paróquia de Caetité. Nilson dá as boas vindas a todos, a equipe faz um momento de animação e de receptividade com o canto “flor minha flor”, e todos os zonais se apresentam dizendo o nome do representante e da paróquia de onde veio. Estavam presentes os nove zonais da Diocese de Caetité.
Nilson e Sônia da paróquia de Caetité conduzem uma dinâmica convidando os presentes a procurar pacotinhos de flocos de algodão que foram espalhados pelo salão e que cada um ao encontra-lo, trocasse com seu colega, nos pacotinhos havia palavras como: paz, felicidade, carinhos, etc. Em seguida Marli conduz o momento de oração convidando a todos a cantar um mantra e invocar a Santíssima Trindade em clima orante, é feito um momento de perdão sobre o que devemos deixar de lado: o desânimo, a falta de tempo, a indisposição, a indiferença. Em seguida, Roseli passa com uma vasilha de água perfumada e com flores onde todos tocam simbolizando a purificação. Dando continuidade todos rezam junto o salmo nove. Pe. Lely proclama a palavra da II carta de São Pedro 1, 3-11 e depois abre uma reflexão partilhada. Logo após, todos entoam o canto: Se ouvires a voz do vento, Oração do Pai nosso, Ave Maria finalizando o momento de oração.

Às 15h o professor Edilson Miranda conduz a análise de conjuntura, uma conversa sobre a realidade política do Brasil, sobre as eleições que acontecerá no dia 05 de outubro de 2014. Um momento de partilha entre todos refletindo a sociedade e a realidade em que se vivemos hoje. Em meio à reflexão surgem vários questionamentos entre eles que a Igreja precisa se preocupar ainda mais com as causas sociais e com a fé das pessoas. Às 16h lanche e retorno com muita animação com cantos que fala a realidade de nossas comunidades. Edilson Miranda continua a análise de conjuntura com uma reflexão do ser cristão, do papel da familia e de como viver em comunidade. Às 18h encerramento para o banho e janta. Às 19h30min retorno para assistir o vídeo do 13º Intereclesial para conhecer um pouco do que foram vividos pelos participantes, os delegados da Diocese de Caetité que estiveram na Diocese de Crato e Juazeiro do Norte-Ceará. Após assistir o vídeo todos partilharam o que foi visto, as celebrações, as missões nas comunidades, e a partilha de muitos presentes no Intereclesial, onde ficou mais forte o fato de pela primeira vez um Papa escreve uma carta ao Intereclesial. Encerramento do primeiro dia de encontro às 21h.
Na manhã seguinte dia 30, manhã ventosa e fria às 7h abrindo o novo dia todos de pé para celebrar, louvar e agradecendo a Deus pela vida, momento de oração conduzido pela Ir Benedita. Na sequência café da manhã e logo após, todos foram recebidos na sala de encontro com muita alegria e animação. Às 8h30min, os participantes do 13º Intereclesial partilham suas experiências e sua vivência do encontro, cada um fala da emoção de poder compartilhar de várias realidades diferentes do Brasil inteiro e até de outros países. Ivo diz: A raiz das CEBs está na palavra de Deus! O ecumenismo nos ajuda a viver e partilhar o amor do mesmo Deus. O diálogo inter-religioso nos faz crescer e valorizar ainda mais a vida em comum, Ivo colocou também à importância de Dom Ricardo está presente no intereclesial no meio dos leigos, do povo simples, onde nem todas as dioceses têm esse privilégio.
Às 9h30min Tiago Aragão Coordenador das CEBs do Regional Nordeste III fala sobre o encontro que acontecerá no mês de maio na Diocese de Caetité, e explica como é a organização do Regional, explica também que o encontrão das CEBs que acontecerá nessa Diocese em 2015 terá como Tema: AS CEBs E A FORÇA DO TESTEMUNHO. Lema: UM JEITO DE SER IGREJA EM TODOS OS CANTOS. Serão 350 vagas para os participantes, 50 para Caetité e 300 divididas para as outras Dioceses do Regional. Finaliza sua fala com uma mensagem que diz: “As CEBs não são o futuro da Igreja, o fato é que, sem as CEBs a Igreja não tem futuro”.
Às 10h30min Wilson da paróquia de Riacho de Santana fala sobre a proposta da Reforma política e Eleições limpa, ele cita o livro dos Reis que fala de combater as injustiças e do Evangelho de Mateus 26 que diz: Eu tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me destes de beber... E Wilson completa dizendo que ser CEBs é um pé no chão e o outro na oração. As CEBs é lugar de discussão sobre a realidade. Uma partilha de diálogo sobre como fazer uma eleição limpa. E diz: O poder não muda ninguém, apenas revela quem somos. A ideia do plebiscito é que o povo pressione o congresso nacional para aprovar a reforma política, para que a política aconteça de forma limpa. Para isso acontecer é preciso que o povo arregace as mangas e vá para as ruas pedir apoio de toda a sociedade brasileira.
Às 14h Pe. Jordano fala sobre o Tema: CEBs JUSTIÇA E PROFECIA À LUZ DO EVANGELHO DE MARCOS. Ele inicia sua fala convidando a todos para ouvir a música “Ciranda”, de Zé Vicente, que fala da vida em Comunidade. E inicia dizendo: A primeira pergunta que precisa fazer no Evangelho de Marcos é: QUEM É JESUS? E coloca que o rosto de Jesus é o rosto da Comunidade. A vivência em Comunidade só é verdadeira quando se tem uma vivência da realidade com o pé no chão conduzindo a todos a fazerem uma caminhada e experiência dentro do Evangelho.
Às 16h15min Ivo coloca a proposta de avaliação dos zonais da Diocese de Caetité com o trabalho em grupo, cada zonal se reúne para avaliar a caminhada e preparar possíveis datas para o próximo ano. Às 19h30min Retorno com plenária para apresentação da avaliação dos zonais.
Às 8h45min noite cultural festa partilha e apresentações como: músicas e a história de algumas paróquias. Muito nos alegrou a presença de Helinho animando a noite.
Na manhã bonita do domingo todos se preparam bem cedo para celebrar o dia do Senhor, louvar e agradecer a Deus por todas as maravilhas que ele fez e faz em nossa vida, iniciando o dia com a Santa Missa presidida pelo Pe. Lely. Em seguida café da manhã e retorno a sala de encontro, onde Marcos fala sobre o Conselho de Leigos da Diocese mostrando os documentos de estudo da CNBB que fala sobre o laicato, convidando a todos a estudar e repassar às suas Comunidades.
Dom Ricardo traz a mensagem do Papa Francisco que diz: “O pastor tem que está na frente das ovelhas. O pastor deve está em alguns momentos no meio das ovelhas. E às vezes o pastor precisa está atrás das ovelhas”. Para finaliza o encontro Roseli faz a avaliação do encontro que foi visto como muito positivo e participativo e em seguida Dom. Ricardo dá a benção de envio. Cada um volta às suas comunidades reabastecidos e cheios de entusiasmo para continuar a caminhada em comunidade.
Amém, Axé, Awere, Aleluia.


Coordenação Diocesana das CEBs

Diocese de Caetité - Ba
lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.