Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Um aniversário de mil anos

A cena gravou-se na minha memória. Estávamos num restaurante situado na rodovia que liga a Suazilândia a Johannesburg na África do Sul. O estabelecimento encontrava-se cheio. De repente um dos garçons aparece com um pedaço de bolo encimado por uma vela que soltava chispas para todos os lados. Ele se dirige a uma mesa onde havia um casal com um tímido menino, que ao ver aquele apreciável e belo arranjo vindo em sua direção, começou a sorrir e seus olhos brilhavam com luzes de alegria, pareciam concorrer com as estrelas que caiam do doce. De todas as mesas ressoou o universal: Happy barday to you. Era um aniversário...

No relacionamento humano as datas são importantes. Podem ser comemoradas com grandes ou pequenas festas, com lágrimas ou sorrisos, com flores ou músicas. O tempo é o elemento que concorre, à importância dessas celebrações. Assim como o vinho amadurecido e embalado pelos anos tem um sabor especial, também as décadas e os milênios produzem verdadeiras maravilhas num acontecimento.
Exatamente o que começou a ser comemorado nesse mês de setembro de 2014 até o mês de setembro de 2015: Mil anos de fundação! A festa é para agradecer a Deus o nascimento de umas das mais belas catedrais do mundo dedicada a Nossa Senhora: A Catedral de Estrasburgo.
Com toda razão afirma Dom Jean Grallet, Arcebispo de Estrasburgo, que poucas instituições podem recorrer a 2000 anos de vida como o cristianismo; alguns edifícios podem exibir mil anos de construção, como a Catedral de Estrasburgo. Em um mundo onde tantas realidades são efêmeras ou descartáveis, é bom ter elementos estáveis e sustentáveis.
Uma perenidade que testemunha acontecimentos históricos, onde a Catedral mesma foi vítima de muitos deles: guerras, incêndios, bombas, destruição. Ela Manteve-se envolta em sua formosura de cores e formas, como num sacrário. E nos seus ensinamentos através de seu evangelho de pedras e de luzes, permaneceu acima das loucuras humanas que atentaram contra sua integridade.
Um desses devaneios aconteceu durante a Revolução Francesa. Homens desse regime ateu e igualitário propuseram a destruição do edifício, pois a grandeza e sobretudo o simbolismo do templo atentava contra as novas idéias. Alguém argumentou que a tarefa não seria nada fácil e propuseram colocar a guisa de um boné vermelho (símbolo da Revolução), pintar a agulha do edifício dessa cor, para que ficasse como propaganda do movimento revolucionário e um alerta à Alemanha, país vizinho...
O nascimento dessa aniversariante de mil anos teve como origem o desejo do bispo de Estrasburgo Werner, que no ano de 1015 lançou a pedra fundamental para sua construção. Pois a antiga tinha sido destruída em 1002, durante a guerra de sucessão do império de Otton III.
A Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo localiza-se na Diocese de Estrasburgo. Está situada no coração da Europa, a região que corresponde atualmente é a Alsácia. É uma das maiores diocese da França.
Milhares de crentes e não crentes visitam anualmente esse testemunho de fé e beleza esculpidos em pedras e vitrais, num lindo estilo gótico.
Por Lucas Miguel Lihue
Fonte: http://www.gaudiumpress.org/


lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.