Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Prefeito envia à Câmara projeto de novo "piso" dos agentes de saúde e de combate a endemias


Novo piso é para agentes que trabalham em jornada de 40 horas semanais

Um projeto de lei, de autoria do prefeito de Itabira, Damon de Sena, foi encaminhado à Câmara de Vereadores para instituir o novo piso salarial aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) no município. Pelo projeto, o salário destes profissionais será fixado em R$1014 mensais, seguindo o "piso nacional" da classe.

O projeto foi um dos temas discutidos na reunião de comissões da última quarta-feira, 22 de outubro, e deverá ser votado pelos vereadores na próxima semana, dia 29. O presidente da Câmara, Rodrigo Assis “Diguerê”, elogiou a iniciativa e ressaltou a valorização desse profissional pelo governo. O salário é para agentes que trabalham em jornada de 40 horas semanais.



Outro projeto, também de autoria do Executivo municipal, e que também deve ser votado na semana que vem, é o que institui o “Dia Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde”. A data será comemorada anualmente no dia 5 de outubro. De acordo com o documento, o propósito é conscientizar o governo municipal, os formuladores de políticas e a sociedade sobre a relevância da categoria para Itabira e a constante necessidade do fortalecimento desses profissionais.



Diz um trecho da justificativa do projeto: “Os agentes desenvolvem um relevante serviço à saúde pública do município de Itabira, tendo como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde”. Além disso, o texto cita os profissionais como “formiguinhas”, uma vez que comparecem de casa em casa, sob sol e chuva, em locais de difícil acesso e muitas vezes são o primeiro contato da população com a saúde pública.



A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais e agente de combate a endemias, Priscila Miranda, acompanhou a reunião e disse que espera que, assim que os projetos entrarem na mesa de votações, os vereadores sejam favoráveis. 

OBS: Oxalá os ACS e ACE de Lagoa Real tivessem a mesma sorte e seus direitos fossem respeitados!!!!

Fonte: http://www.agentesdesaude.com.br/
lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.