Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

O papel da mulher é destaque da Semana pela Unidade dos Cristãos

No próximo domingo, 25 de janeiro, às 17h30 locais, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, o Papa Francisco presidirá à celebração das Segundas Vésperas da Solenidade da Conversão de São Paulo, na conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
A edição deste ano tem como tema: “Dá-me um pouco de água para beber”, palavras de Jesus dirigidas à Samaritana no poço de Jacob.
A propósito, eis a reflexão do secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Brian Farrel.
O diálogo para superar as diferenças
“A dinâmica da busca da unidade entre os cristãos é uma interacção entre aquilo que temos em comum e aquilo que nos diferencia. Temos aí Jesus que passa por uma terra que não é sua, que se encontra com uma mulher que pertence a um povo não seu, mas vemos que se encontram, se falam, discutem, no entanto, no final chegam a um acordo entre eles. Este é, de certo modo, o modelo do encontro ecuménico: chegamos com as nossas diferenças, mas também sabemos que temos muitas coisas em comum. Devemos encontrar-nos para ver como podemos superar aquelas coisas diferentes, que nos mantêm separados.”
O papel da mulher
O facto de Jesus falar com uma mulher, e com esta mulher em particular, cria uma certa surpresa, até mesmo escândalo entre os seus discípulos. É um incentivo para todas as nossas tradições a rever o papel da mulher na Igreja de hoje?
“Pode ser também uma admoestação, porque creio que todos podemos admitir tranquilamente que a mulher não tem verdadeiramente o lugar que lhe corresponde na vida eclesial, e que devemos aprender a buscar condições a fim de que a mulher possa assumir este seu lugar, ter o lugar que lhe corresponde.
Esta é uma grande discussão. As respostas deverão vir. Creio que estamos atrasados, no sentido que a cultura deixou-nos retardatários. Penso que o encontrar-nos no diálogo ecuménico esclareça muitos temas e também o modo de viver a mensagem cristã no mundo de hoje.
E, naturalmente, uma das questões prementes em todo este estar juntos com os nossos amigos de outras Igrejas é a questão da mulher e o seu papel. Nesse sentido, creio que o diálogo ecuménico ajude também nós, católicos, a esclarecer coisas fundamentais.”

Fonte: Rádio Vaticano
lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.