Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Comissão Pastoral da Terra divulga acervo sobre os conflitos no campo

O acervo digital disponibilizado pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, da Secretaria Nacional Comissão Pastoral da Terra (CPT), contém registros de conflitos, que envolvem trabalhadores do campo e denúncia para a violência sofrida por esse público.

O Centro de Documentação Dom Tomás Balduino não apenas faz a organização da documentação, mas também se propõe a realizar uma análise crítica desse material, com a finalidade de organizar o registro da luta e a história dos movimentos sociais do campo.
Os conflitos começaram a ser registrados a partir de 1975 e por volta de 1985 foi iniciado um trabalho de sistematização dos dados recebidos sobre a ocorrência de conflitos no campo e também de publicação, por meio do relatório anual: Conflitos no Campo Brasil, disponível no site: www.cptnacional.org.br
O Fundo da CPT é dividido em três subfundos, que são: o subfundo conflito no campo, que contém mais de 310.000 páginas de documentos digitalizados sobre os conflitos registrados. Este possui mais de 110.000 páginas de documentos digitalizados com textos elaborados pela CPT, que contribuem para a compreensão da complexidade do campo brasileiro. E o subfundo institucional, que consiste em mais de 5.000 documentos produzidos pelas instâncias nacionais da organização.
Para acessar esse conteúdo, é necessário possuir uma conta no Gmail, pois será através do Google Drive, que o usuário poderá acessar todos os arquivos. A utilização desse material é livre, desde que a fonte seja devidamente citada como arquivo do CEDOC Dom Tomás Balduino da CPT. Nesse link também foi disponibilizado o manual do usuário, que traz explicação sobre cada subfundo descrito e como acessar a lista de documentos. 
Para acessar o relatório anual de conflitos no campo acesse: www.cptnacional.org.br



lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.