Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Eclipse solar pode ser “eclipse elétrico” para Europa

O eclipse solar total previsto para ocorrer no próximo dia 20 de março poderá ter um grave impacto no continente europeu e levar à interrupção da geração de eletricidade a partir de placas solares em vários países.
Segundo os Operadores do Sistema de Transmissão da Rede Européia de Eletricidade (ENTSO-E, na sigla inglesa), há um sério risco de ocorrência de problemas no sistema, principalmente, na Alemanha, país que mais investiu na geração de fontes solares, como parte de política de “esverdeamento” de sua matriz energética.
O fenômeno deverá ter início às 8h40 GMT de 20 de março, terminando às 12h50 GMT, e será “uma prova sem precedentes para o sistema elétrico da Europa (…). Toda a zona está preocupada direta ou indiretamente. O eclipse será uma ‘prova de estress e da flexibilidade do sistema energético europeu, já que terá que adaptar-se a uma mudança muito rápida”, segundo o diretor-executivo da consultoria alemã de energia Agora Energiewende, Patrick Graichen (RT, 24/02/2015).
De acordo com ele, “em 30 minutos, a produção de energia solar poderá diminuir de 17,5 a 6,2 gigawatts, para então aumentar para 24,6 gigawatts”.
“Definitivamente, será um grande desafio para as salas de controle”, alertou a porta-voz da ENTSO-E, Claire Camus. A última vez que a Europa testemunhou um fenômeno similar foi em agosto de 1999, muito antes da histeria causada pelo acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em 2011, e do boom de investimentos em energia solar que se seguiu na Alemanha e em outros países europeus. Desde 2002, o grau de dependência da Europa em relação à energia solar passou de 0,1% de toda a eletricidade consumida no continente para 20,5%, na atualidade.
Segundo o jornal britânico The Telegraph (25/02/2015), durante o eclipse, em média 90% dos raios solares serão bloqueados em grande parte da Europa. Em Londres e no sudeste da Inglaterra, a taxa será de 85%, mas em regiões como o norte da Escócia o índice chegará a 95%. Tais números dão uma noção do tamanho do problema que os países europeus poderão enfrentar no próximo mês – um problema totalmente artificial e desnecessário, imposto pela obsessão ambientalista de nossos tempos. Se os temores dos europeus se confirmarem, será útil que o Brasil e os demais países seduzidos pela energia solar atentem para tal lição oferecida pelo Sol e as leis universais, que os ambientalistas não se cansam de desafiar.
Fonte: http://www.alerta.inf.br
lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.