Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Número de diáconos na Igreja Católica cresce mais do que o de padres no Brasil, segundo o novo Censo

Pesquisa exclusiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) revela aumento do número de diáconos três vezes superior ao de padres

A Revista Veja publicou uma matéria sobre os dados do último Censo coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela empresa Promocat Marketing Integrado. Confira na integra:
Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega queixavam-se entre eles dos judeus de fala hebraica. Suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimentos.
Por isso, os doze apóstolos reuniram todos os discípulos e disseram: Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom coração, cheios de espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra.”
Escrito em 60 d. C pelo apóstolo Lucas, o trecho bíblico (Atos 6) mostra o momento exato em que os diáconos surgiram no cristianismo. E para que vieram. Os homens de bom coração, cheios de espírito e de sabedoria tinham a função primordial de poupar os apóstolos das tarefas práticas a fim de deixá-los com tempo livre para divulgar a palavra de Deus. A colaboração foi fundamental para a expansão da fé católica nos primórdios do cristianismo.
Com o passar dos anos, porém, a Igreja foi mudando de perfil e passou a valorizar menos o serviço e mais o culto divino. Dessa forma, os diáconos foram pouco a pouco perdendo importância. Nos últimos anos, no entanto, esses operários da Igreja vêm conquistando mais e mais espaço.O último censo coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela empresa Promocat Marketing Integrado, mostrou que entre 2004 e 2014 o número de diáconos cresceu 116% – um aumento três vezes superior ao de padres no mesmo período. Nunca se havia visto uma diferença tão grande.
O caminho para uma participação mais efetiva dos diáconos foi aberto com o Concílio Vaticano II (1962-1965), a assembleia religiosa que se configurou como um marco na modernização da Igreja. A proposta central do Concílio, a de abrir as portas da Igreja para dialogar com o mundo, era totalmente coerente com a valorização de uma figura que surgiu no cristianismo com o papel de cuidar dos fieis por meio de atitudes práticas. As regras para a ordenação do diaconato entraram então para o Código Canônico, promulgado pelo papa João Paulo II nos anos 80.

http://catholicus.org
lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.