Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Pesquisa revela que Marte já teve sete vezes mais água do que tem hoje


Veja o que cientistas da NASA descobriram
planeta Marte, ou o planeta vermelho, é o nosso vizinho noSistema Solar. Marte é o nome do deus grego para a guerra, e o planeta recebe esse mesmo nome devido à sua superfície avermelhada.
Marte é o quarto planeta no Sistema Solar
Marte é um planeta rochoso, o que quer dizer que ele possui uma superfície sólida, assim como a do nosso planeta. Nela é possível observar a ação de vulcões, de movimento da crosta e de impactos de rochas espaciais.
O planeta vermelho possui apenas uma atmosfera fina em torno de sua superfície, isso ocorre porque ele tem pouca massa (é o segundo menor planeta do Sistema Solar) e, portanto, a atração gravitacional exercida por ele não é muito grande.
o estudar a superfície marciana, diversos cientistas sugeriram que, no passado, o planeta possuía água líquida em abundância. Agora, em março de 2015, um time de pesquisadores da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) confirmaram isso definitivamente.
A equipe usou um conjunto de observatórios do Chile para estudar a composição da superfície marciana. Usando uma técnica chamada de espectroscopia, eles quantificaram a quantidade de água e de uma variação conhecida como água pesada. A molécula de água é composta por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. Na versão “pesada“, um dos átomos de hidrogênio é substituído por um átomo de deutério, que é um isótopo do hidrogênio com massa maior.
Como a água “normal“ é mais leve, ela pode ser mais facilmente “perdida“ via evaporação. Em Marte, onde a força de atração gravitacional não é muito grande, essa perda pode ser ainda maior. A medida de quanta água pesada e água leve ainda existe em Marte é uma forma de estimar quanta água Marte possuía no passado. Foi isso que os pesquisadores da NASA fizeram.
O resultado obtido foi surpreendente: há cerca de 4,3 bilhões de anos, Marte possuía cerca de sete vezes a quantidade de água que tem hoje. Com esse novo valor, os cientistas acreditam que o período em que Marte tinha água líquida em sua superfície era muito maior do que se acreditava.
Há muita especulação sobre a possibilidade da existência de vida em Marte. Os resultados dos pesquisadores da NASA sugerem que o planeta possa ter sido “habitável“, isto é, com água líquida, por um período considerável. Isso o torna um candidato interessante para a busca de vida extraterrestre. Mas ainda não há nenhuma comprovação de que alguma forma de vida exista em Marte.
O trabalho completo encontra-se na edição de fevereiro de 2015 da revista Science
Fonte: http://www.clickideia.com.br

lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.