Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

CPMA e CPT visitam Poço Artesiano com elevado índice de radiação de urânio na região de Lagoa Real

Uma Equipe da Comissão Paroquial de Meio Ambiente (CPMA) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Caetité, estiveram visitando a Comunidade de Varginha, interior do município de Lagoa Real, para conferir a situação de um poço artesiano que, conforme relatos em sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Real, estaria com alto índice de contaminação por urânio e a INB - Indústria Nucleares do Brasil, havia determinado o lacre e isolamento do mesmo, já há um certo período.

Ao chegar na Comunidade, em conversa com moradores, fomos informados de que são quatro poços artesianos abertos por uma empresa do Governo da Bahia – a saber – CERB e que estão na mesma situação.
A Equipe pôde, com autorização dos proprietários, fazer visita in loco a um dos poços suspeitos e foi possível verificar, através da medição feita com um aparelho chamado radex, que mede a quantidade de micros Silvert existente no solo, água ou outros objetos, e comprova a existência de substância tóxicas/radioativas. Em uma escala onde o valor de 0,20 é considerado o máximo tolerável, constatamos que no material retirado do interior do poço e exposto a céu aberto, o índice foi de 0,68 micros Silvert – indicando que o material contem índices altíssimos de radiação e que, em contato com as pessoas pode trazer sérios danos à saúde.
A Equipe orientou para que seja feito uma limpeza no em torno do poço e os resíduos sólidos enterrados. A recomendação é válida também para os demais poços, uma vez que a empresa que fez a perfuração dos mesmos não teve o cuidado de orientar para este fim.
As informações relatadas na Câmara Municipal de Lagoa Real foi de que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já havia se deslocado ao local e feito o lacre e isolamento do poço, porém, não foi isso que pudemos constatar. O poço visitado continua ainda instalado pronto para ser utilizado a sua água. Esta é uma situação muito preocupante, uma vez que é comprovado, cientificamente que a exposição da pessoa em ambiente com alto índice de radiação pode causar sérios problemas à saúde, inclusive, diversos tipos de câncer.



lagoarealnews

lagoarealnews

Um comentário:

Lorena disse...

Que artigo bem escrito sobre Perfuração de poço artesiano, muito bom mesmo, parabéns!

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.