Em quem VOCÊ votará em 2 de outubro?

Últimas Noticias
recent

Professor GILMAR SANTOS participa do Seminário em Comemoração aos 10 Anos do CEFEP em Brasília.

Alunos da 4ª Turma CEFEP

Prof. Gilmar e Dom Leonardo.
De 29 a 31 de janeiro de 2016, no Centro Cultural de Brasília – CCB, aconteceu o Seminário comemorativo aos 10 anos do CEFEP – Centro Nacional de Fé e política “Dom Helder Câmara”, contando com a presença de 140 participantes, entre assessores, alunos e ex-alunos de todas as regiões do Brasil. Com o objetivo de formar cristãos, leigos e leigas, para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir no complexo campo da Política, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o Centro Nacional de Fé e Política é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, um serviço à Formação Política dos cristãos leigos/as, sob a coordenação da Comissão Episcopal para o Laicato.
Prof. Gilmar e Pr. Alexandre Magno.
A programação foi aberta com um resgate da história do CEFEP feita pelo secretário executivo do Centro, Padre José Ernanne Pinheiro. “Um dos nossos objetivos é fomentar em nosso país um pensamento social cristão à luz dos valores evangélicos e do ensino social da Igreja”, destacou Padre Ernanne, que lembrou que o CEFEP trabalha em sintonia com uma média de 60 escolas de Fé e Política espalhadas pelo Brasil, sejam diocesanas, regionais ou de denominações evangélicas.
A solenidade de abertura contou com a presença de Dom Severino Clasen, da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, presidente do CEFEP. “Percebemos os frutos que estão sendo semeados. Tudo está sendo traduzido em ações concretas para a conscientização de uma nova ordem política que precisamos em nosso Brasil”, avaliou Dom Severino.
Geraldo Aguiar e Prof. Gilmar.
Um dos principais parceiros do Centro Nacional de Fé e Política é a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Gilda Helena, coordenadora de educação a distância da PUC, participou da solenidade de abertura do Seminário e destacou a importância do curso. “A PUC é um instrumento do CEFEP pra levar aos alunos de todas as regiões do país o curso de formação”, ressaltou Gilda. Ela ainda fez uma avaliação dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos: “há um crescimento educacional e motivacional. A intensão da PUC é continuar melhorando os conteúdos definidos pelo CEFEP”.
A programação contou ainda com apresentação de temas como “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” (texto de estudo da CNBB 107A) e “o Papa Francisco e os movimentos populares” (discurso do Papa na Bolívia). Seis oficinas também foram realizadas: “Instrumentos de participação democrática”; “Movimentos Sociais”; “Os sinais de esperança para a sociedade brasileira”; “Partidos políticos e suas ideologias atuais”; “A Igreja hoje e o Papa Francisco – 50 anos depois do Vaticano II: Escolas de fé política.
Prof. Gilmar e Pr. José Marcos
Para Geraldo Aguiar, coordenador de cursos do CEFEP, as perspectivas para os próximos anos são de continuar estimulando lideranças comunitárias, pastorais e partidárias a contribuírem melhor com a política a partir de uma melhor formação.
Dom Severino e Prof. Gilmar.
O Professor Gilmar Santos, aluno da 4ª Turma do curso de Especialização em Fé e Política participou do Evento. “O Seminário em comemoração aos 10 anos do CEFEP é um marco histórico na vida de todos aqueles/aqueles que já tiveram o privilégio de participar do Curso Fé e Política. Veio revigorar nosso compromisso com a fé evangélica, resgatando em nós o ardente desejo de sermos fermento na massa em um mundo cada vez mais distante dos valores cristãos. Como disse Dom Severino: ‘O Curso Fé e política é importante porque nós cremos no Evangelho”. É esta fé missionária que nos impulsiona a lutar e a trabalhar com verdadeiro zelo, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo a corrupção e todas as formas de exploração de um poder mesquinho que visa o assistencialismo e o imediatismo, para a perpetuação de políticos corruptos no poder. É preciso mudar esta triste realidade e a Escola de formação Fé e Política nos capacita para o enfrentamento desta situação, alargando nossos horizontes e nos capacitando para um novo jeito de fazer política na Sociedade”, afirma o Professor Gilmar.
lagoarealnews

lagoarealnews

Nenhum comentário:

Lagoa Real News. Tecnologia do Blogger.